Medicamental_Inspiração_cabeçalho_FINAL2

A FORÇA QUE VEM DE DENTRO_

Gestores e colaboradores da Medicamental estão unidos para fazer a empresa crescer.

A Medicamental é uma empresa jovem, com 6 anos de história, mas que desde seu nascimento cresce acima do mercado. É evidente que esta conquista se deve à construção de um Planejamento Estratégico anual consistente, feito por gestores que conhecem, profundamente, os setores Farma e Hospitalar.

Toda a equipe de colaboradores está sempre engajada em fazer este planejamento acontecer. A empresa tem como um de seus alicerces a força de seu dinamismo e de sua cultura de adaptabilidade, estratégias fundamentais utilizadas para diminuir os impactos da pandemia e garantir seu crescimento.

“Criamos nosso planejamento com base em uma análise detalhada da realidade atual, fundamentada em dados e indicadores levantados pelo nosso histórico de atuação e, principalmente, fornecidos pelo mercado – a indústria, o varejo e os serviços de saúde”, conta Emerson Visnadi, diretor Comercial da Medicamental.

Segundo ele, a Diretoria levou em consideração todas as variantes possíveis. “Temos que ter sempre esse olhar atento permanente para fazer os ajustes necessários em nosso planejamento conforme os desdobramentos dos últimos acontecimentos sociais, políticos e econômicos e, sobretudo, os de saúde, já que vivemos um ano atípico, que se desdobrou para 2021, dentro de um contexto de pandemia”, explica Emerson.

adaptabilidade e inovação

“Criamos nosso planejamento com base em uma análise detalhada da realidade atual, fundamentada em dados e indicadores levantados pelo nosso histórico de atuação e, principalmente, fornecidos pelo mercado – a indústria, o varejo e os serviços de saúde”, conta Emerson Visnadi, diretor Comercial da Medicamental.

Segundo ele, a Diretoria levou em consideração todas as variantes possíveis. “Temos que ter sempre esse olhar atento permanente para fazer os ajustes necessários em nosso planejamento conforme os desdobramentos dos últimos acontecimentos sociais, políticos e econômicos e, sobretudo, os de saúde, já que vivemos um ano atípico, que se desdobrou para 2021, dentro de um contexto de pandemia”, explica Emerson.

Um cenário que merece atenção.

Embora o mercado Farma esteja menos suscetível à crise econômica, por conta de sua característica de essencialidade, já que os produtos para a saúde serão sempre prioritários para grande parte da população, ele não deixou de ser impactado, de alguma forma, pelas circunstâncias advindas da pandemia provocada pelo novo coronavírus. 

De acordo com Emerson, são vários os aspectos que influenciam, diretamente, o negócio Farma. Entre eles estão o número reduzido de receituários, devido à suspensão de consultas e cirurgias eletivas e o número e a movimentação populacional.

Neste momento, também, algumas categorias de medicamentos foram potencializadas em detrimento de outras, o que indica que é hora de negociar mais agressivamente alguns produtos, com um olhar mais rigoroso na concessão de crédito e lembrando que os descontos estão mais voláteis por conta do cenário internacional.

“A variação do dólar, a falta de insumos, o risco de inadimplência e a falta de políticas tributárias assertivas interferem, diretamente, em toda cadeia produtiva de medicamentos”, diz.

FORTALECIMENTO DAS FARMÁCIAS INDEPENDENTES

Um ponto favorável ao perfil de ação da Medicamental é que houve um fortalecimento das farmácias independentes, periféricas, aquelas de bairro, que tiveram melhor desempenho durante o período de isolamento social de 2020. Por outro lado, as redes corporativas apresentaram quedas após um tempo, principalmente, as localizadas em regiões centrais dos centros urbanos.

“De qualquer forma, este ano de 2021 exigirá uma atenção especial para com o planejamento estratégico da Medicamental. É preciso que todas as operações, seus gestorese colaboradores, estejam alinhados para agir em bloco, simultaneamente, caso seja necessária alguma flexibilização ou ações que garantam um melhor desempenho daempresa”, afirma Emerson.

Essa sintonia fina, reforça o diretor, é realmente importante, pois permite que a empresa seja mais ágil nas tomadas de decisões. É fundamental que toda a equipe gestora e os colaboradores em geral estejam atentos às oportunidades de mercado e aos respectivos indicadores que ajudarão todos a tomar as decisões mais corretas, mês a mês, para se alcançar os resultados pré-estabelecidos.

A empresa fechou 2020 e iniciou 2021 com ações para uma estrutura corporativa ainda mais sólida. Entre elas está investimento alto em tecnologia, o que fornecerá o alicerce necessário para sustentar o crescimento planejado, com ganho de qualidade, apreciação de resultados e consolidação de departamentos. Há, também, a previsão de implantação de dois novos CDs (Centros de Distribuição) em 2021, um no Rio de Janeiro e o outro em Goiás.

“Este ano pretendemos crescer por volta dos 25% no mercado Hospitalar e 15% no Farma. Nossa empresa é jovem, mas altamente profissionalizada, que respeita a liberdade e a individualidade de cada membro das equipes. Ela oferece oportunidades para que o colaborador cresça e ganhe experiência em ambientes que o desafie e lhe dê condições para se tornar um profissional de destaque no mercado”, completa Emerson Visnadi.